Botão já se inscreveu?
Projecto 2Write - Copywriting

(+351) 214 106 747 / (+351) 967 151 555

Principais dicas para escrever um artigo de Copywriting

A escrita de artigos de Copywriting não é uma ciência exacta, isso é certo. No entanto, há algumas normas universais para quem quer saber como escrever um artigo de forma correcta e eficaz. A primeira delas é talvez a mais universal e a mais conhecida e pode aplicar-se a outras áreas de saber: «Não começar a construir a casa pelo telhado». Como escrever um artigo sem as suas bases e ideias estabelecidas? 

Quer isto dizer que o início de um artigo deve ser livre e dar asas à inspiração e ao raciocínio do seu autor. A escrita deve fluir normalmente e só numa fase posterior é aconselhável voltar para trás para as inevitáveis correcções e emendas. Mas, previamente à escrita de um artigo, é necessária muita pesquisa e investigação. Aqui, o Google pode ser um amigo inestimável. 

A primeira coisa que quem pretende saber como escrever um artigo deve saber é onde pesquisar

como escrever um artigoSegundo alguns autores, o Copywriting é 70 por cento de pesquisa e 30 por cento de escrita, mas poderá ser mais ou menos, consoante os temas abordados. Aqui, assume particular importância a identificação de fontes que possam ser relevantes para os artigos e de credibilidade incontestável.

Uma prática que pode ser útil para quem escrever artigos regularmente é criar uma base de dados de fontes de informação, estruturada por temas ou por clientes. Não há como escrever um artigo sem fontes.

Após a fase da pesquisa e da escrita livre, em que o raciocínio flui livremente e sem restrições, procurando sobretudo o encadeamento de ideias, é essencial verificar que o texto segue uma sequência lógica, com princípio, meio e fim, e ainda que inclui uma conclusão a reter.

Depois, é altura de confirmar que cumpre todas as normas do SEO (Search Engine Optimization).

Quando conclui que o artigo está escrito de forma correcta, é altura de saber se está de acordo com o SEO

É importante verificar, nesta fase, se a palavra-chave principal está presente em 1% do texto, se as keywords principal e secundárias estão todas a negrito e se os h2 e h3 estão devidamente colocados. Em seguida, é importante verificar os links - internos e externos - e se as fotos ou vídeos estão devidamente colocados e correctamente formatados.

No final, dê o seu texto a ler a um colega, amigo ou familiar para que ele possa identificar eventuais lacunas ou frases que não façam sentido. E ainda perceber se o texto está demasiado comercial ou se está suficientemente interessante que consiga captar os leitores a visitarem o respectivo blog e a passarem daí para o correspondente website.

Caso sejam identificadas falhas, volte à fase da pesquisa e tente identificar outras fontes onde basear o seu «copy» para que o seu artigo seja mais interessante e apelativo. Depois, corra as fases novamente até à revisão final, colocando-se no papel do leitor e do potencial cliente.

Para mais informações e esclarecimentos sobre como escrever um artigo, inscreva-se na nossa plataforma

Morada e Contactos

Made2Web em Algés

Largo Maria Leonor, 12 15º B
Miraflores - Algés, Portugal

Made2Web nas Caldas da Rainha

Praça da República nº 93 1º Drt
2500 - 798 Caldas da Rainha - Leiria, Portugal

tlf. (+351) 214 106 747
tlm. (+351) 967 151 555
email: geral@made2web.com

markerEncontre-nos no Google Maps

Algés | Caldas da Rainha

Equipa

rui nascimentorute.almeidafilipe.pequitonuno.teixeiramiguel.teixeiradavid frazaomini designersigor pereiraColaborador Made2web Antenor SilvaIgorPiresQuadbarbara corvo

Siga-nos: